Eu e a tragédia no Haiti

Escrito por Valter Junior.

Parei pra pensar sobre minhas reações ou ausência delas ao estar diante do noticiário sobre a tragédia no Haiti. Eis um exercício interessante, pois pode revelar muito sobre o que ocupa nosso coração, mesmo que não queiramos admitir.

Quantas vezes, enquanto você assistia ao noticiário sobre o Haiti, você se sentiu compelido a orar por aquele povo e efetivamente o fez?

Quando pensou em ajudar com doações, o que lhe fez perder o ânimo de colocar em prática seu desejo?

Quando ouviu que a maioria da população do Haiti praticava uma religião parecida com o Candomblé no Brasil, chegou a pensar que eles mereciam por isso tal "castigo"? e nisso encontrou uma possível explicação para o ocorrido?

Quando ficou sabendo sobre a morte de Dona Zilda e o trabalho dela com a pastoral da criança, teve inveja pelo fato de não conhecer algo de tal dimensão entre os evangélicos e assim acha um exagero o que estão falando?

Você sente vontade de fazer algo para ajudar, mas essa mesma vontade se se dissipa diante dos sacrifícios que seriam necessários para concretizá-la?

Você espera que em algum momento apareça na TV ou avisem na igreja que , a igreja local, uma instituição missionária ou uma instância superior da igreja vai fazer ou está fazendo algo, para que só então veja finalmente sua consciência se aliviar da culpa de não estar fazendo praticamente ou efetivamente nada tendo condições para tanto?

Você já tomou conhecimento de formas de ajudar, mas como nenhuma delas partiu de uma instituição evangélica, prefere esperar para que isso aconteça?

De alguma forma percebe que está esperando que o tempo passe para que outras coisas se sobreponham a essa tragédia e não tenha que se confrontar com esse fato e o que você mesmo esperaria de si em resposta a ele?

São simples perguntas, mas nossas respostas podem revelar muito a você mesmo do quanto aquilo em que você crê está realmente internalizado e passou a fazer parte de você.

Se entregássemos esse pequeno questionário a um discípulo de Cristo, como imaginaríamos suas respostas?

Deus tenha misericórdia daquele povo e de nós.