Chorar com os que choram

Escrito por Valter Junior.

Chorar com os que choram é um milagre que Deus faz em nós

"Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram." Romanos 12:15.

Só Deus pode realizar em mim o milagre de que eu me disponha a chorar com os que choram. Desde criança aprendi a fugir do que podia me causar dor. Assim foi que aprendi a não tocar nas facas, a não colocar o dedo naquela tomada e a não brincar com fogo. Tentando evitar o que poderia me causar dor, terminei também por evitar os que sofrem dor. Isso porque quanto mais me aproximo de quem sofre, eu que não estava com dor alguma, começo a me identificar com o que sofre e sinto um pouco da sua dor. O milagre de chorar com os que choram acontece quando, Sem qualquer explicação humanamente plausível, eu que não estou sentindo dor alguma, me aproximo de alguém que sofre e aceito me doar ao ponto de sofrer com ele.

Não se trata, de tentar fazer a pessoa parar de chorar. Apenas vejo o sofrimento em seus olhos, reconheço o quanto o pecado nos fez mal e choro com ela na esperança de um dia sorrirmos juntos. Na realidade o nosso sorriso está assegurado por Cristo, pois Ele que chorou por nós, aceitou sofrer nossa dor para nos garantir o fim dessas dores todas de forma definitiva.

Se alegrar com os que se alegram é algo humanamente simples , embora o pecado possa nos levar a nem isso desejar, mas chorar com os que choram é um milagre, pois se trata de algo que é fruto do mover amoroso de Deus em nós.

Um irmão veio me visitar. Fiquei impressionado com a coragem e disposição dele em sair de sua casa e de sua rotina, sem dor, para vir sentir dor comigo. Eu só tinha dor para oferecer a ele e uma xícara de café, mas ele veio assim mesmo, saboreou o meu café e e levou consigo um pouquinho da minha dor. Eu vi o Senhor na vida dele, me senti visitado pela graça de Deus, pois somente os que são habitados por Deus agem assim e aceitam sofrer a dor do outro.

Peço a Deus que me ajude, pois por mais que eu saiba que a Palavra Dele diga que eu deva chorar com os que choram, só conseguirei fazer isso se o Senhor me capacitar.

Vejo que o Senhor não é alguém que somente no céu enxugará as minhas lágrimas. O Senhor já começou a fazer isso, mas sei que é no céu que o fará de forma total e definitiva.

Só Deus mesmo para nos ordenar que choremos com os que choram. Agradeço pelo que o Senhor é e pelo que nos dá a viver no exercício do Seu amor. Choramos juntos agora sendo consolados com as mesmas consolações que recebemos. Sentimos o Senhor na vida dos nossos irmãos e percebemos que não estamos sós nem o Senhor está longe.

Deus nos conceda assim o privilégio de vivenciar o mistério que é sofrer por amor.

Que o Deus de toda consolação e amor nos ajude.

Amém!