Blog


Como consegui superar a perda total da viso aos vinte e dois anos, quando estava no auge da minha mocidade e vivia uma vida muito ativa?

Arquivo para Download. Aqui voc encontra o testemunho para download no formato mp3.

Precione Play para ouvir o Testemunho.

Responder a esta pergunta o meu objetivo.

A ttulo de introduo, gostaria de salientar trs pontos:

Primeiro, embora eu creia que pessoas portadoras de uma limitao visual como a minha venham identificar-se mais com o meu depoimento, sei que a soluo que encontrei para superar este momento difcil da minha vida vale tambm para qualquer problema, inclusive aquele que voc est enfrentando.

Em segundo lugar, voc observar que eu, como cristo, tomo um livro, que para muitos uma lenda, como referencial para interpretar as diferentes situaes com que me deparei na vida. Alguns o acham ultrapassado, mas eu creio ser a palavra do Deus que criou o universo dirigida para a minha vida. Nesse livro, a Bblia, eu encontro resposta s minhas dvidas e discernimento para essas situaes.

Em terceiro lugar, com este depoimento, eu gostaria de desfazer a impresso que muitos tm de que se pode identificar uma pessoa que segue a Cristo pelo fato de no passar por problemas. Creio que se pode identificar uma pessoa que segue a Jesus pela forma com que ela reage diante dos problemas; pois, por problemas todos ns passaremos. Disse Jesus: Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulaes; mas tende bom nimo, eu venci o mundo. O prprio Cristo j nos alertava com relao a isso: no mundo tereis tribulaes, mas o que determina a diferena a presena de Jesus conosco, como disse o salmista no Salmo 23, to conhecido: Ainda que eu andasse no vale da sombra da morte no temeria mal algum, porque tu ests comigo. Essa presena de Jesus conosco o que nos torna capazes de superar quaisquer problemas.

Eu me propus a responder uma pergunta, e essa pergunta faz aluso perda da viso, o que aconteceu em junho de 1990. Eu ainda estou cego, no porque Deus no tenha poder para curar, ou porque a manifestao milagrosa do poder de Deus tenha sido algo apenas para as pginas da Bblia. Deus tem poder para curar, e eu sou testemunha disso. Deus j operou milagrosamente na minha vida vrias vezes, e gostaria de citar duas.

A primeira aconteceu muito cedo. Quando nasci, no posso dizer que a vida exatamente sorriu para mim. Logo aos seis meses de idade, tive uma doena grave: paralisia infantil. Eu nasci em Minas Gerais, na pequena cidade de Santo Antnio do Monte. Houve um problema na poca de vacinao: fui levado para ser vacinado, mas recebi uma vacina que no era contra a poliomielite, e em funo disto, eu e muitas outras crianas apresentamos a paralisia infantil. Minha me ouviu do mdico da cidade que eu no caminharia, e provavelmente ficaria para sempre em uma cadeira de rodas, uma vez que a perna esquerda foi totalmente atingida. Embora minha me tenha ouvido essa palavra do mdico, ela conhecia uma palavra de esperana, que se encontra nas pginas da Bblia, onde Deus diz Eu sou o Senhor que te sara. Confiando nesta palavra que minha me orou durante um ano, como que num voto ao Senhor, pedindo a Ele que eu pudesse andar. Deus deu resposta orao de minha me: com um ano e seis meses, exatamente, eu comecei a caminhar. A perna esquerda ficou com uma pequena seqela - ela um pouco mais fina que a direita -, talvez at para que ficasse por testemunho, para que todos pudessem ver que, graas a Deus, eu nunca precisei de uma cadeira de rodas.

Uma outra interveno milagrosa de Deus na minha vida aconteceu aos treze anos de idade: eu tive meningite. Quando a doena comeou, no sabamos o que era. Comeou com uma dor no pescoo, que aumentou, e estendeu-se pelo corpo. Sentindo uma dor de cabea tremenda, durante cinco dias estive em vrios consultrios e, por incrvel que parea, nenhum mdico diagnosticou a meningite. Minha me estava em viagem para Braslia, poca, providenciando a nossa mudana de Belo Horizonte para Braslia . Por isso, meu pai foi quem me levou aos consultrios. S ao final de cinco dias que fui levado ao Pronto-socorro de Belo Horizonte; exatamente nesse dia, minha me retornou de viagem. Naquele pronto-socorro, finalmente diagnosticou-se a meningite, o que no difcil de perceber numa pessoa, pois os sintomas so muito claros. Lembro-me de estar deitado em uma maca e ouvir o mdico dizer para minha me: - Minha senhora, este garoto veio muito tarde para c; a doena j evoluiu muito! Quero dizer para a senhora que no temos responsabilidade se ele morrer. Minha me perguntou quais eram as possibilidades de eu escapar, ao que respondeu que em cem casos como aquele, apenas um escapa, ou seja, a probabilidade de 1%. E minha me falou: - mas neste 1% vai estar meu filho. Dali, de noite, fui transferido para um hospital de referncia de Belo Horizonte que tratava de meningite e outras doenas contagiosas. No outro dia cedo, acordei com minha me perguntado se eu queria tomar caf. Qualquer movimento do pescoo geraria uma dor tremenda e tomar caf no seria motivo bastante para enfrentar a dor. No entanto, eu virei o pescoo para olhar minha me e no senti dor alguma. Era algo surpreendente que eu sentasse na cama e no estivesse sentindo mais nenhuma dor. Em princpio, pensei que estivesse sob efeito de algum remdio aplicado atravs do soro. Falei: - Poxa! Porque no me trouxeram logo para c? Afinal, foram cinco dias de dor e cinco noites sem dormir! A surpresa que foi minha, foi tambm de uma enfermeira que entrou no quarto, e, olhando para mim sentado, falou: - Menino! Voc est sentado nessa cama! Ns pensamos que voc tivesse morrido ontem de noite!. Eu perguntei: Mas, porque? Ela respondeu: - Porque ontem havia uns jovens ajoelhados em redor de sua cama, e ns pensamos que eles j estivessem rezando pela sua alma!.

De fato, quem conhece a Palavra de Deus no ir rezar por uma alma, mas ir interceder por algum que est doente e pedir ao Senhor que intervenha. E foi o que aconteceu! O remdio tinha vindo do cu, e um remdio que est ao seu alcance, est ao alcance de qualquer pessoa que creia nesta palavra: Eu sou o Senhor que te Sara. Eu nem cheguei a conhecer os rapazes que se ajoelharam ali ao meu lado para pedir a Deus. Mas uma coisa eu sei: Deus me curou!

Agora, voc deve estar pensando: - estou vendo uma pessoa que cega dizendo que Deus cura?. De fato, espero que voc entenda que Deus pode fazer tudo o que quer, mas nem sempre Ele faz algo que pode. Deus tem um plano na vida de cada um de ns, e muitas vezes nos perguntamos o por qu?, quando seria mais sensato perguntar para qu?, ou com que propsito? Uma vez que Deus tem o controle de todas as coisas, nada foge aos seus cuidados: Deus cuida de ns! No dia em que entreguei a minha vida para Jesus, entreguei nessa certeza.

De fato, a perda da viso me causou uma certa perplexidade no incio, mas no me revoltei com Deus, nem entrei em depresso. Sei que a minha vida est guardada em Deus, Ele cuida de mim! Ele sabe exatamente tudo o que sofro por no enxergar. Ele tem a cura em suas mos, e, como pai amoroso que , se ele ainda no a realizou em mim, porque Ele tem um propsito maior, que a minha mente no consegue entender totalmente, mas eu confio nEle. Ele sabe a dor que sinto.

Eu fiquei cego aos vinte e dois anos, quando tinha uma vida muito ativa. Eu estava no auge da minha mocidade, cursava uma faculdade, trabalhava, tinha muitas outras atividades, e tudo isso foi interrompido naquele momento. Entretanto, Deus no me abandonou e nem me abandonaria. Ele me sustentou para que eu pudesse superar esse momento da minha vida.

A causa da perda da viso foi uma hipertenso intracraniana que causou atrofia bilateral do nervo tico. A medicina, at este momento, declara que eu no voltarei a enxergar. Ainda no h como fazer transplante de nervo tico. No h nada que a medicina possa fazer.

Uma vez conscientes disso, eu e minha me nos voltamos para Deus, crendo na Palavra que permanece: Eu sou o Senhor que te sara. No dia primeiro de julho, dia do meu aniversrio, fiz uma orao singela a Deus. Pedi a Ele, de presente, que eu voltasse a enxergar ou ento que me abrisse uma porta, me mostrasse um caminho para que pudesse ser til, para que pudesse fazer o que eu mais gostava, que era anunciar a sua Palavra, a sua mensagem. E eu me questionava: o que um cego poderia fazer para Deus? Naquele dia nada aconteceu. Ao anoitecer, dormi pensando que, de repente, eu acordaria de manh enxergando, tal como na cura da meningite. S que Amanheceu, e tudo permanecia escuro. Mas a minha orao no ficou sem resposta, porque quando oramos, Deus responde.

De tarde, meu amigo dio chegou em minha casa e perguntou: - Valter, quer gravar um disco? A pergunta dele no era sem causa, porque, antes de ficar cego, eu participava de um grupo chamado Nascente que se apresentava sempre ao ar livre. Por este motivo, eu tinha buscado, em Deus, letras com mensagens bem simples para que as pessoas entendessem a mensagem do Evangelho e j possua algumas msicas prontas. Algumas pessoas, ento, falaram comigo: - Valter, por que voc no grava um disco? Porm, havia dois problemas: o preconceito de achar que quem grava um disco o faz por vaidade pessoal, para aparecer. E o outro: quando fiquei cego, fui aposentado por invalidez. Um aposentado pode at comprar um disco, mas gravar um disco no d. Com relao ao preconceito, Deus trabalhou no meu corao e me mostrou que, se algum grava por vaidade pessoal, isto no era um problema meu, e que Ele tinha realmente, um plano na minha vida neste caminho. Com relao ao dinheiro, o dio trazia a resposta: havia uma quantia, depositada em minha conta, a qual considervamos bastante para comear o trabalho de um disco, s que eu no sabia de onde tinha vindo. Logo depois, chegou um contracheque do INSS demonstrando que aquela quantia era proveniente de proventos atrasados da aposentadoria que foram depositados de uma nica vez na minha conta. Ou seja, estava ali a resposta. Tnhamos a quantia necessria para comear o disco.

Muitas outras pessoas nos ajudaram, e este sonho, que surgiu com a perda da viso, se realizou. Hoje, j temos vrios trabalhos gravados e experincia de alguns anos, graas a Deus.

Deus realizou maravilhas na minha vida. Muitas coisas boas aconteceram; voltei para a faculdade, terminei o curso de Direito, e s no estou advogando porque agora tenho uma causa melhor para advogar, que anunciar esta mensagem do Reino de Deus. Depois que perdi a viso, Deus me deu uma esposa, que se chama Jane, e temos um casal de filhos. Realmente, muitas coisas boas aconteceram.

Gostaria de fixar trs verdades prticas para sua vida:

A primeira a seguinte: o Deus que ns servimos o Deus do impossvel, para quem o milagre apenas mais uma possibilidade. Por isso, no importa qual o problema que voc est sofrendo, Deus realmente pode resolv-lo.

Em segundo lugar, enquanto o milagre no acontece, enquanto o problema permanece, Deus quer atuar na sua vida, derramando sobre voc a graa. A graa de Deus algo que nos envolve de tal maneira, que nos torna capazes de reagir de forma diferente da que seria natural diante de circunstncias adversas; isto porque a graa de Deus algo sobrenatural. Por isso, voc tem motivos para chorar, mas voc s vezes sorri; voc tem motivos para reclamar, e, no entanto, voc louva a Deus; voc tem motivos para, quem sabe, at blasfemar, mas voc, ao invs disso, adora ao Senhor; voc teria motivos para abandonar a leitura da Palavra, a orao, e a comunho com os irmos, e, no entanto, voc mais cultiva a comunho, mais l a Palavra, mais ora, mais jejua. A graa de Deus ser sobre a sua vida, sustentando e dando foras para superar quaisquer problemas, enquanto o milagre no acontece. E saiba que isso Deus j realizou em uma pessoa que voc conhece bem pelas pginas da Bblia, Paulo. Paulo tinha um espinho na carne. Devo entender que era um problema que lhe causava dor fsica. Por trs vezes Paulo pede a Deus que tire esse espinho. E o que Deus lhe fala?: Paulo, a minha graa te basta, porque o meu poder se aperfeioa na fraqueza. No momento em que voc est louvando a Deus, mesmo sofrendo o problema, o inimigo terrivelmente envergonhado, porque, como aconteceu com J, o inimigo esperava que voc casse na f, e, no entanto, voc mais se fortalece na f.

E o terceiro ponto o seguinte: muitas vezes ficamos olhando as qualidades que temos para servir a Deus. Eu me perguntava o que um cego pode fazer para Deus. Hoje eu sei, um cego no pode fazer nada para Deus, mas Deus pode fazer maravilhas atravs de um cego, alis atravs de qualquer pessoa que queira servi-lo, e que se coloque disposio dEle. Isto porque o mais importante no o vaso, mas o Deus que usa o vaso. Se necessrio, Deus quebrar o vaso, o far de novo, mas a, sim, Ele vai encher este vaso at transbordar, e voc ser uma beno. Enfim, voc pode dizer tudo posso naquele que me fortalece; voc ser sempre um vencedor; o milagre pode acontecer, Aleluia, como aconteceu comigo. Enquanto o milagre no acontece, a graa de Deus o sustenta, e Jesus com voc. Lembre do salmista: ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte no temeria mal algum, porque tu ests comigo. No fique olhando para suas qualidades, olhe para Deus. Deus vai usar voc e fazer com que perceba, em si mesmo, qualidades que nem imaginava que tinha.

Eu quero concluir dizendo que sei que Deus vai usar voc e fazer maravilhas; e, quando isto acontecer, em nome de Jesus, d glria ao Senhor! No caia nessa de pensar que seja por sua causa; no d lugar soberba ou altivez de corao.

Minha orao que Deus o abenoe com graa e paz; que Deus complete em seu corao aquilo que essas palavras no podem fazer; que essa semente germine e cresa, e que voc encontre, em Deus, a mesma alegria de viver que eu encontrei.